CINEMA: CURIOSIDADES DO FILME "O GRANDE DRAGÃO BRANCO"!
- O verdadeiro Frank Dux trabalhou como coordenador das lutas no filme. Entre 1975 e 1980 ele participou de 329 lutas, sem ter sido derrotado.
- Quando Jean-Claude Van Damme foi contratado, Frank Dux disse que ele não estava na forma adequada para o papel. Por isso o colocou em um programa de treinamentos de três meses, classificado pelo ator como “o treinamento mais difícil de sua vida”.
- Paulo Tocha, intérprete do lutador de Muay Thai chamado Paco, posteriormente se tornou campeão da luta.
- Apesar da apresentação feita por Jean-Claude Van Damme ser fictícia, o Dim Mak (Toque da Morte) é um movimento lendário no folclore das artes marciais chinesas. O Dim Mak é um ataque sob pressão onde o agressor acerta rapidamente e várias vezes diversas partes do corpo da vítima. Sua aplicação resultaria em espasmos e paralisia muscular, vários ossos quebrados e poderia levar à morte. A personagem Jade Fox, interpretada por Pei-Pei Cheng em O Tigre e o Dragão (2000), aplica este golpe.
- Jean-Claude Van Damme e Donald Gibb aparecem jogando o arcade “Karate Champ (1984)”
- A maioria das falas de Bolo Yeung é idêntica às de Bruce Lee em Operação Dragão (1973), na qual Yeung também aparece.
- Mesmo após o término das filmagens, “O Grande Dragão Branco” corria o risco de jamais ser lançado. Foi o próprio Jean-Claude Van Damme quem ajudou na edição, sem ser creditado pela função.
- Teve duas continuações: “O Grande Dragão Branco 2” (1996) e “O Grande Dragão Branco 3” (1999).
- Mortal Kombat, da Midway (1992), se inspirou muito no filme e até usou uma paródia de Jean-Claude Van Damme para o personagem Johnny Cage, que tem uma fantasia semelhante, uma história por trás e um soco de divisão familiar. Segundo o criador do jogo, John Tobias, eles queriam fazer um jogo “corajoso” baseado no filme.
- O personagem de Bolo Yeung, Chong Li, é da Coreia do Sul.
- O flashback é executado a 10 minutos e 56 segundos o evento de flashback mais longo do mundo em um filme de todos os tempos.
- Gloria Wu, irmã do ator Daniel Wu, pode ser vista no filme “Special Lady” (2017).
- Os comandos do oficial, “Junbi”, “Haji” e “Hajimae”, que iniciam cada combate no Kumite, são japoneses. Junbi traduz mais de perto como “Prepare”, enquanto Hajimae significa “começar”. Livremente traduzidas, as três palavras seriam “Ready, Set, Go”.
- Nenhum dos combatentes do Kumite tem qualquer diálogo, exceto Jackson, Dux, Hussein e Chong Li.
- Quando a equipe do exército visita o chefe de polícia local, o inspetor Chen, o ator que o interpreta mais tarde estrelaria ao lado de Van Damme em “Duplo Impacto” (1991), interpretando o chefe da Tríade, Raymond Zhang.
- “Chong” não existe na gíria do exército israelense.
- Van Damme disse que pesava 85 kg na época que atuou no “O Grande Dragão Branco” em uma entrevista de rádio para o Collider Live, aceitável e até mesmo realista porque na época seu corpo era puro músculo para um homem de um metro e oitenta e três de altura.
- A cena que Van Damme fica cego durante a luta teria acontecido de verdade, segundo Dux. “Quando você está em uma situação desesperada como esta, você precisa encontrar seu nirvana para entrar na luta novamente”.
- Segundo Frank Dux não havia nenhum dublê no filme. “Não estávamos pagando por nenhum dublê. Quando fizemos o casting, não era necessário saber artes marciais, mas todos tinham que aprender a levar um soco. Muitos dos caras eram especialistas em dança”.
- Jean-Claude Van Damme faz o seu chute voador, sua marca registrada nos filmes, um total de sete vezes.
- A versão finlandesa foi censurada em mais de 20 minutos. Os cortes incluem quase todas as lutas do filme, a primeira luta de Jackson, a luta de todo Chong Li foi cortada em pedaços. Toda a sequência em que a música “Kumite” é ouvida e mostra várias lutas foi removida, e o conflito final entre Dux e Chong Li foi dilacerada.
Me siga no Instagram: @hxmmelo2 | Conheça meu canal no Youtube: Helder Melo
Comentários
Postar um comentário