MARK ZUCKERBERG ESTÁ COM MEDO DO TIKTOK?
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook
Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: o aplicativo está crescendo muito, mesmo para os padrões que o Facebook está habituado.
No ano passado, o TikTok conseguiu atingir um total de 738 milhões de downloads, de acordo com os números de uma empresa de análise, a Sensor Tower. Os mesmos dados dão conta de que só uma aplicação ficou acima: o WhatsApp, do Facebook.
Contudo, apesar de Mark Zuckerberg ter assegurado o primeiro lugar em termos de downloads, a verdade é que o relatório ressalta a grande ameaça que o TikTok pode representar para o atual domínio do Facebook. “Os downloads do TikTok, referentes ao ano passado, representam 44% dos 1,65 mil milhões de downloads que o aplicativo teve até o momento”, escreveu a Sensor Tower.
Ainda que seja certo que nem todo o utilizador que faz um download se torna um utilizador ativo, os números não deixam dúvidas e põem em evidência o crescimento meteórico desta aplicação, especialmente na China, país onde o Facebook não tem autorização para operar.
Enquanto tenta superar o seu rival em silêncio, Mark Zuckerberg admite, em público, que a aplicação, propriedade da empresa chinesa ByteDance, merece mais atenção.
“Enquanto os nossos serviços, como o WhatsApp, são usados por manifestantes e ativistas em todos os lugares devido a fortes proteções de criptografia e privacidade, no TikTok, a aplicação chinesa que cresce rapidamente em todo o mundo, as menções a esses protestos são censuradas, mesmo nos Estados Unidos”, disse Zuckerberg durante um discurso na Universidade de Georgetown, nos EUA, no ano passado.
“Essa é a Internet que queremos?“, questionou.
De acordo com o matutino, o TikTok negou que o Governo chinês tenha influência sobre as políticas da aplicação e a ByteDance considerou vender, pelo menos, parte da empresa em resposta às preocupações de autoridades norte-americanas.
Enquanto que Mark Zuckerberg continua a apontar o dedo à China, o TikTok continua a crescer mais rápido do que o próprio Facebook.
Comentários
Postar um comentário