NÃO ROLOU! OS MAIORES TIROS NOS PÉS DAS EMPRESAS.
Milhares de fabricantes de produtos faliram seus próprios negócios ao fornecer seus produtos à Costco, não conseguindo prever o que viria depois.
Depois que a Costco viu que os produtos vendiam bem, eles fabricaram os mesmos itens sob a marca Kirkland e o venderam mais barato do que os fornecedores. Matando assim a concorrência... ou seja, o fornecedor.
Só que tudo o que eles fizeram foi ensinar às pessoas que não há necessidade de visitar sua loja porque os clientes podem comprar o mesmo produto sem sair do conforto de casa.
Eventualmente, outros começaram a vender produtos semelhantes na plataforma da empresa. Isso matou lentamente essas grandes marcas. Algumas empresas como Walmart e Best Buy perceberam isso desde o início e, em vez de expandir a Amazon, criaram sua própria presença online e é por isso que ainda estão no ramo.
A Dunkin Donuts quase faliu ao abrir um novo mercado. As pessoas estavam amando e comprando seus produtos por causa do cheiro delicioso de donuts recém-feitos saindo de suas lojas.
A DD pensou “ei, se as pessoas amam nosso produto, devemos abrir outro mercado e vender donuts embalados em outras lojas de grande nome”. O tiro saiu pela culatra porque as pessoas pararam de entrar nas lojas da DD para comprar rosquinhas frescas, simplesmente porque sabiam que, mais tarde, poderiam pegar uma caixa da mesma DD em outros varejistas.
Exceto que, diferentemente de como faziam na própria loja da DD, os clientes não compraram uma caixa inteira quando visitaram outras lojas, porque comprar rosquinhas recém-feitas com o delicioso cheiro Versus em uma pilha de caixas de rosquinhas era: uma compra por impulso versus uma compra calculada.
5 - Existem muitos outros exemplos por aí. Como Blackberry. Antigamente, o Blackberry era como o iPhone hoje.
Cada figurão tinha um telefone blackberry. O problema? Blackberry disse, “ninguém vai comprar um telefone celular sem um teclado físico”...
Eles estavam errados, todos nós estávamos.
Comentários
Postar um comentário