A HISTÓRIA DAS MARCAS: COMO A NOKIA SUMIU DO MERCADO?
Nos anos 2000, a Nokia se tornou a maior empresa do mercado no setor de telefonia móvel. Eles tinham um excelente sistema operacional, recursos fáceis de usar, dimensões práticas e excelente qualidade de construção.
Quem não lembra do 3310, o celular indestrutível?
Além disso, eles ofereciam ótimas cores de celulares ao seu público, o que resultou em uma grande vantagem de mercado. Tudo estava bem.
A Nokia tinha muitos recursos bem planejados para o futuro próximo e todos estavam trabalhando alegremente para manter "Pessoas Conectadas".
No final de 2007, a Nokia fabricava quase metade dos smartphones do mundo. E então, o "iPhone" chegou.
Quando Steve Jobs lançou o iPhone em 2007, a Nokia não se importou. A gerência sênior não achou que faria sucesso um smartphone com tela sensível ao toque. Eles ainda estavam interessados em ter um telefone com um teclado físico.
Alguns dos gerentes de nível médio pensaram que deveriam passar para um sistema operacional melhor e uma função de tela sensível ao toque, mas os gerentes seniores os chamaram de covardes e disseram para eles se manterem na agenda (que finalmente afogou a Nokia em seu orgulho).
Como todos sabem, o iPhone ganhou impulso e se tornou a tendência.
As pessoas gostaram do que Steve Jobs tinha a oferecer e, em 6 anos, as vendas da Nokia caíram mais de 90%. Eles ainda tiveram a oportunidade de se recuperar e garantir seus lugares no coração dos consumidores, se tivessem se mudado para o Android a tempo. Mas não o fizeram.
Me siga no Instagram: @hxmmelo2 | Conheça meu canal no Youtube: Helder Melo
Comentários
Postar um comentário