MUNDO: EXISTIA LIBERDADE DE EXPRESSÃO NO AFEGANISTÃO?
Estas são mulheres afegãs de diferentes épocas. Em 1974 - As mulheres tinham liberdade para se vestir (algumas muçulmanas usavam um véu que cobria boa parte do seu corpo), tinham acesso a diferentes culturas e frequentavam universidades.
Em 1996, o Talibã (grupo politico de milícias), invadiu a capital Cabul e tomou o poder. Pois, consideravam o governo muito liberal, o que deixava os muçulmanos (quem pratica o Islã) descontentes. A principal característica do Talibã é serem extremamente rígidos aos textos islâmicos, incluindo a proibição da cultura ocidental e a obrigação ao uso da burca pelas mulheres.
Em 2001, o talibã foi expulso de Cabul com a invasão americana. Mas o grupo continuou sendo influente. O objetivo do Talibã no Afeganistão sempre foi recuperar seu território e expulsar os invasores. O conflito continuou por anos, até que recentemente o presidente norte americano Joe Biden retirou as tropas americanas do Afeganistão, possibilitando o retorno sombrio e devastador do Talibã.
Em 2004 - A maioria das mulheres de Cabul eram analfabetas, algumas poucas tinham acesso a cultura e iam a universidades, pouquíssimas deixaram de usar a Burca, pois se sentiam seguras permitia que elas andassem pela cidade sem serem molestadas, a vida delas era marcada pelo medo de bombardeios, saques e estupro.
Me siga no instagram: @hxmmelo2
Comentários
Postar um comentário