O QUE É MARKETING DIGITAL?
Marketing Digital consiste em promover produtos, serviços ou marcas por meio de mídias digitais. Meios digitais envolvem programas e aplicativos e o principal meio de comunicação digital é a internet.
Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Se você conhece o conceito de marketing, adicione uma camada de internet. Esse é o “espírito” do marketing digital!
Principais Atividades do Marketing Digital
O Marketing Digital é uma disciplina cada vez mais especializada, tento em vista que cada uma de suas frentes a cada ano trazem uma série de inovações, bem como vai se aprofundando e tornando-se mais e mais complexas.
Dentre as principais frentes, podemos destacar:
- SEO
- Gestão de Mídias Sociais
- Google Ads
- Facebook Ads
- Mídias de Performance
- Marketing de Conteúdo
- E-mail Marketing
Vantagem: Marketing Orientado a Dados
Um característica muito determinante do Marketing Digital (e talvez o maior motivo para o seu crescimento exponencial nos últimos anos) é o uso de Dados, o que hoje também é conhecido como Marketing Orientado a Dados.
A orientação a dados permite que o Marketing Digital seja muito mais eficiente do que a forma "tradicional". Neste aspecto podemos dar diversos exemplos de maior eficiência no digital:
- Direcionar seus investimentos e esforços de marketing para o seu público-alvo.
- Mensurar com precisão quais canais oferecem melhor retorno para os seus investimentos.
- Segmentação de público-alvo específico para suas campanhas de publicidade.
- Formas de comunicação muito mais baratas.
- Uso dos dados coletados dos usuários para melhorar tornar o relacionamento entre marca e consumidor mais relevante.
Marketing Democrático, Com Serviços Gratuitos
Outra grande vantagem do Marketing Digital é o fato de ele ser bastante "democrático". Qualquer pessoa ou empresa pode investir no Marketing Digital.
Existem inúmeros serviços disponíveis online gratuitos que permitem bom posicionamento das marcas corporativas e pessoais na internet.
Alguns exemplos de serviços gratuitos são:
- Redes Socias - Instagram, Facebook, LinkedIn
- Criação e hospedagem de site - Wordpress.org
- Ferramentas de SEO para o seu site no wordpress - RankMath ou Yoast
- Criação de imagens para usar no site ou nas redes sociais - Canva.com
- Divulgação dos serviços em sites - Google Meu Negócio (Google Meu Negócio)
- Captura de emails e envio de newsletters - Mailchimp
- Monitoramento dos dados dos usuários no seu site e nas redes sociais - Google Analytics e Facebook Insights
- Tendências de pesquisas na internet - Ubersuggest, Google Trends
O grande desafio do Marketing Digital é saber como aproveitar essas oportunidades da melhor forma possível. Dentre tantas opções de frentes disponíveis, identificar quais são as que vão exigir menos investimentos e que trarão maiores retornos é o grande “X” da questão.
Comentários
Postar um comentário